Confira o Calendário do Encceja 2022

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova governamental destinada a jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O Encceja é uma chance desse público conseguir um certificado de conclusão desses níveis de escolaridade.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Como se inscrever para o Encceja 2022

Se você quer prestar o Encceja neste, saiba que ele já tem data marcada! A prova do Encceja 2022 será aplicada no dia 28 de agosto, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão que realiza a prova.

As demais datas importantes para o candidato, como o período de inscrição e a divulgação do resultado, serão divulgadas pelo edital do exame, que ainda não foi publicado pelo Inep.

Confira no calendário abaixo as datas já confirmadas do Encceja 2022!

Calendário Do Encceja 2022

Veja o calendário do Encceja 2022

É preciso estar por dentro do calendário da prova, para não perder nenhum procedimento e poder conquistar o tão sonhado diploma do ensino fundamental ou médio. Então, anota aí as principais datas do Encceja 2022:

  • Publicação do Edital do Encceja Nacional 2022: ainda não divulgado;
  • Inscrições do Encceja 2022: ainda não divulgado;
  • Justificativa de ausência: ainda não divulgado;
  • Divulgação do local de prova do Encceja 2022: ainda não divulgado;
  • Aplicação do Encceja: 28 de agosto;
  • Aplicação do Encceja Exterior: 18 de setembro;
  • Aplicação do Encceja PPL: 11 e 12 de outubro;
  • Aplicação do Encceja Exterior PPL: 19 a 30 de setembro;
  • Divulgação do gabarito do Encceja 2022: ainda não divulgado;
  • Resultado do Encceja 2022: ainda não divulgado.

Vale destacar que o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta sobre a possibilidade de alteração das datas.

O que é o Encceja?

O Encceja é a sigla para Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos. A prova visa conceder certificados de conclusão do ensino fundamental e médio para pessoas que não conseguiram terminar esses níveis de escolaridade no tempo adequado.

Para participar é preciso:

  • Ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova, para obter o diploma do Ensino Fundamental;
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova, para obter o diploma do Ensino Médio.

A prova do Encceja é dividida em quatro áreas do conhecimento, que são definidas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Há, ainda, uma redação.

Quem se formou pelo Encceja pode conseguir bolsa na faculdade?

Ao conseguir o diploma de conclusão do Ensino Médio pelo Encceja é possível entrar no ensino superior. Para conseguir uma bolsa de estudo numa faculdade, existem algumas possibilidades, como:

  • O Programa Universidade para Todos (Prouni), no qual o governo federal oferece bolsas de estudo de 50% ou de 100% para estudantes que se encaixem em determinados critérios socioeconômicos.
  • Outra maneira é por meio da Quero Bolsa, plataforma que oferta bolsas de estudo de até 80%. Nessa opção não é preciso comprovar renda, nem ter feito o Enem.

São mais de 1.000 instituições parceiras, confira algumas bem avaliadas pelo MEC:

Bolsas de Estudo de até 80% – 100.000 Cursos

O Quero Bolsa tem Bolsas de Estudo com desconto de até 80% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Graduação, pós-graduação e técnico.

Quero Bolsa: Bolsas De Estudo De Até 80% - 100.000 Cursos

Postagem Original
Autor: Redação Revista Quero

Deixe seu Comentário