Passo a passo para pedir a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022

Será liberado na próxima segunda-feira, 04, a possibilidade de isenção para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em 2022. O prazo irá até o dia 15 de abril e para pedir isenção basta acessar a Página do Participante do Enem. O valor da taxa de inscrição para o Enem em 2022 continua em R$ 85,00, e quem não for isento deverá realizar o pagamento desta taxa para efetivar a inscrição. Os participantes que tiverem seus pedidos recusados, deverão realizar a inscrição e gerar a GRU Cobrança para efetuar o pagamento da taxa de inscrição e efetivar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio.

Para ser isento da taxa do Enem, o participante deve estar dentro de um dos critérios abaixo:

  • Ser concluinte do ensino médio em 2022 em escola da rede pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada;
  • Possuir renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio (R$ 1.820);
  • Ser membro de família de baixa renda que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica (inscritos no Cadastro Único).

Cronograma para o pedido de isenção do Enem 2022

  • Justificativa ou solicitação de isenção: de 04 a 15 de abril
  • Resultado das solicitações: 22 de abril
  • Recurso: de 25 a 29 de abril
  • Resultado do recurso: 6 de maio

Pedido de isenção e justificativa de ausência no em 2021

Os participantes que se inscreveram para a edição do Enem na última edição, foram isentos da taxa de inscrição, mas não compareceram nos dias das provas, devem justificar a sua ausência para obter o direito a isenção neste ano de 2022. O período para justificar a ausência no Enem anterior é o mesmo da isenção, entre 04 e 15 de abril.

Para a justificativa de ausência, não serão aceitos documentos autodeclaratórios. Os documentos devem ser assinados por órgão responsável pela emissão, além de constar a data. Entre eles, atestados médicos e boletins de ocorrência. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB. Para ter acesso aos documentos discriminados aceitos pelo Inep, acesse o Diário Oficial da União.

Deixe seu Comentário