Como pedir a isenção para o Enem 2022
Será liberado na próxima segunda-feira, 04, a possibilidade de isenção para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em 2022. O prazo irá até o dia 15 de abril e para pedir isenção basta acessar a Página do Participante do Enem.
Conteúdo
Passo a passo para pedir a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022
Será liberado na próxima segunda-feira, 04, a possibilidade de isenção para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em 2022. O prazo irá até o dia 15 de abril e para pedir isenção basta acessar a Página do Participante do Enem. O valor da taxa de inscrição para o Enem em 2022 continua em R$ 85,00, e quem não for isento deverá realizar o pagamento desta taxa para efetivar a inscrição. Os participantes que tiverem seus pedidos recusados, deverão realizar a inscrição e gerar a GRU Cobrança para efetuar o pagamento da taxa de inscrição e efetivar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio.
Para ser isento da taxa do Enem, o participante deve estar dentro de um dos critérios abaixo:
- Ser concluinte do ensino médio em 2022 em escola da rede pública;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada;
- Possuir renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio (R$ 1.820);
- Ser membro de família de baixa renda que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica (inscritos no Cadastro Único).
Cronograma para o pedido de isenção do Enem 2022
- Justificativa ou solicitação de isenção: de 04 a 15 de abril
- Resultado das solicitações: 22 de abril
- Recurso: de 25 a 29 de abril
- Resultado do recurso: 6 de maio
Pedido de isenção e justificativa de ausência no em 2021
Os participantes que se inscreveram para a edição do Enem na última edição, foram isentos da taxa de inscrição, mas não compareceram nos dias das provas, devem justificar a sua ausência para obter o direito a isenção neste ano de 2022. O período para justificar a ausência no Enem anterior é o mesmo da isenção, entre 04 e 15 de abril.
Para a justificativa de ausência, não serão aceitos documentos autodeclaratórios. Os documentos devem ser assinados por órgão responsável pela emissão, além de constar a data. Entre eles, atestados médicos e boletins de ocorrência. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB. Para ter acesso aos documentos discriminados aceitos pelo Inep, acesse o Diário Oficial da União.