Exemplos de Redação Nota 1000 no ENEM

Exemplos de Redação Nota 1000 no ENEM

Ainda faltam alguns meses para a prova do Enem, mas a preparação dos candidatos com certeza já vem de algum tempo. E um dos assuntos mais temidos da prova é a redação, seja para candidatos iniciantes ou para aqueles que já prestaram o exame em outras edições.

Veja alguns exemplos de Redações nota 1000 no Enem

Ainda faltam alguns meses para a prova do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, mas a preparação dos candidatos com certeza já vem de algum tempo. E um dos assuntos mais temidos da prova é a redação, seja para candidatos iniciantes ou para aqueles que já prestaram o exame em outras edições. Mas, para ajudá-los, vamos mostrar alguns exemplos de redações nota 1000 no Enem, assim você terá mais uma força na hora de treinar a sua e tirar uma boa nota no dia 13 de novembro, dia da primeira prova do Enem e aplicação da Redação.

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No dia 13 de novembro será aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e meia, tempo esse que deve ser administrado corretamente para que o candidato posso desenvolver um bom texto e não deixar de lado as outras questões da prova.

Com base em provas anteriores, geralmente o tema da redação está ligado a fatos que estão em debates na sociedade, como questões de meio ambiente, comportamento, acessibilidade, racismo, preconceito, etc.

Exemplos de Redação Nota 1000 no ENEM

Veja três exemplos de redações nota 1000 no Enem

Redações Enem 2018, 2017 e 2016 respectivamente, publicadas no O Globo e Estadão.

Enem 2018 – Tema da Redação: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”

Autor: Lucas Felpi

No livro 1984 de George Orwell, é retratado um futuro distópico em que um Estado totalitário controla e manipula toda forma de registro histórico e contemporâneo, a fim de moldar a opinião pública a favor dos governantes. Nesse sentido, a narrativa foca na trajetória de Winston, um funcionário do contraditório Ministério da Verdade que diariamente analisa e altera notícias e conteúdos midiáticos para favorecer a imagem do Partido e formar a população através de tal ótica. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada por Orwell pode ser relacionada ao mundo cibernético do século XXI: gradativamente, os algoritmos e sistemas de inteligência artificial corroboram para a restrição de informações disponíveis e para a influência comportamental do público, preso em uma grande bolha sociocultural.

Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função das novas tecnologias, internautas são cada vez mais expostos à uma gama limitada de dados e conteúdos na internet, consequência do desenvolvimento de mecanismos filtradores de informações a partir do uso diário individual. De acordo com o filósofo Zygmund Bauman, vive-se atualmente um período de liberdade ilusória, já que o mundo globalizado não só possibilitou novas formas de interação com o conhecimento, mas também abriu portas para a manipulação e alienação semelhantes vistas em “1984”. Assim, os usuários são inconscientemente analisados pelos sistemas e lhes é apresentado apenas o mais atrativo para o consumo pessoal.

Por conseguinte, presencia-se um forte poder de influência desses algoritmos no comportamento da coletividade cibernética: ao observar somente o que lhe interessa e o que foi escolhido para ele, o indivíduo tende a continuar consumindo as mesmas coisas e fechar os olhos para a diversidade de opções disponíveis. Em um episódio da série televisiva Black Mirror, por exemplo, um aplicativo pareava pessoas para relacionamentos com base em estatísticas e restringia as possibilidades para apenas as que a máquina indicava – tornando o usuário passivo na escolha. Paralelamente, esse é o objetivo da indústria cultural para os pensadores da Escola de Frankfurt: produzir conteúdos a partir do padrão de gosto do público, para direcioná-lo, torná-lo homogêneo e, logo, facilmente atingível.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o funcionamento dos algoritmos inteligentes nessas ferramentas e advirtam os internautas do perigo da alienação, sugerindo ao interlocutor criar o hábito de buscar informações de fontes variadas e manter em mente o filtro a que ele é submetido. Somente assim, será possível combater a passividade de muitos dos que utilizam a internet no país e, ademais, estourar a bolha que, da mesma forma que o Ministério da Verdade construiu em Winston de “1984”, as novas tecnologias estão construindo nos cidadãos do século XXI.

Enem 2017 – Tema da Redação: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

Autora: Maria Clara Delmas Campos

A formação educacional de surdos representa um desafio para uma sociedade alienada e segregacionista como a brasileira. O desconhecimento da língua brasileira de sinais — LIBRAS — e a visão inferiorizante que se tem dos surdos podem acabar por excluí-los de processos educacionais e culturais e mantê-los marginalizados em relação ao mundo atual. Portanto, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

Em primeiro lugar, a pouca abrangência da língua de sinais entre os mais diversos setores da sociedade faz dela um ambiente inóspito para os deficientes auditivos. Pesquisas corroboradas por universidades brasileiras e estrangeiras, como a Unicamp e a Universidade de Harvard, atentam para a importância da linguagem como principal porta para a convivência social, permitindo uma multiplicidade de interações interpessoais, como as de educação, cultura, trabalho e lazer. Assim, quando a sociedade se fecha à comunicação por sinais, justificada pela ignorância, aqueles que dependem dessa linguagem têm dificuldades de obter educação de qualidade e ficam, muitas vezes, à margem das demais interações sociais.

Além disso, a maioria das escolas brasileiras não incluem os surdos, assim como os demais portadores de necessidades especiais, em seus programas, estimulando a diferença e o preconceito. Por mais que a legislação brasileira garanta o ensino inclusivo, a maioria das escolas brasileiras não possuem estrutura para atender aos deficientes auditivos, principalmente por conta da falta de profissionais qualificados. A pouca inclusão dos jovens deficientes e não-deficientes valoriza a diferença entre eles, gerando discriminação e uma sociedade dividida. O renomado geógrafo Milton Santos dizia que uma sociedade alienada é aquela que enxerga o que separa, mas não o que une seus membros, algo que se evidencia na exclusão de surdos em todos os níveis de ensino.

Dessarte, visando a uma sociedade mais justa, é mister superar os desafios da educação de deficientes auditivos. Para que o surdo se integre aos diversos meios sociais, como o educacional, o MEC deve fazer uma reforma curricular, que contemple o ensino de LIBRAS como obrigatório em todas as escolas, através de consultas populares na internet para determinação da carga horária. Ademais, com o intuito de tornar as escolas inclusivas, o MEC e o Ministério do Trabalho devem prover as escolas de profissionais capacitados, que possam lidar com alunos surdos através de programas de capacitação profissional oferecidos pelo SESI e SENAC. Dessa forma, o ensino tornará a sociedade brasileira mais unida.

Enem 2016 – Tema da Redação: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”

Autor: Bernardo Lucas Pinñon de Manfredi

O Brasil é mundialmente reconhecido por sua diversidade religiosa. Ao longo da sua formação e com as influências externas e internas, o país tornou-se um grande exemplo de miscigenação, evidenciando a sua riqueza cultural. Porém, apesar desses fatos, o Brasil sofre com um grave problema de intolerância religiosa, formado pelo reflexo de uma filosofia etnocêntrica marcada nas raízes da sociedade brasileira. Como combater esta realidade que implica na harmonia?

Além disso, é necessário analisar o choque entre o Estado laico e o conservadorismo social. Apesar de o cidadão ser constitucionalmente livre para escolher sua religião, os conservadores (muitos deles políticos, padres e pastores) obrigam que tal indivíduo siga o ritual referente, e pior, pregando atos fundamentalistas e modificando a conduta dos fiéis. Há também uma silenciosa mistura de política com religião, fazendo intensificar a intolerância por meio de discurso preconceituoso e desmoralizador que afeta o olhar para as diferenças e o convívio entre elas.

Diante desse grave cenário é possível compreender que a intolerância religiosa no Brasil está enraizada e deve, portanto, ser combatida. É necessário implantar o ensino de religião em todas as escolas de fundamental e médio formando os jovens dotados de conhecimento sobre a diversidade religiosa no país e assim ajudar a combater a intolerância. Além disso, deve-se criar ONGs de parceria com o Estado e a Unesco, fazendo valer a laicidade e fornecer projetos culturais que influenciem um novo olhar das pessoas, entendendo melhor as diferenças, e assim combater o radicalismo que tanto prejudica a harmonia da sociedade.

Nota 1000 redação Enem

Temas de redação do Enem

Saiba quais foram os últimos 5 temas da redação do Enem:

  • 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
  • 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
  • 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
  • 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
  • 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Para a segunda aplicação, Consequências da busca por padrões de beleza idealizados.

Dicas para a Redação do Enem 2022

  • Rascunho/Treino – Não basta ver exemplos de redação nota 1000, é preciso treinar diariamente sobre vários temas para se familiarizar com o desenvolvimento do texto
  • Objetividade/Clareza – É importante desenvolver um texto com uma ordem cronológica e objetiva, sem fugir do tema.
  • Introdução/Desenvolvimento/Conclusão – Na hora de fazer a redação, o candidato não pode escrever essa ordem, assim já evita boa parte dos erros da maioria. Assim como contamos uma história, a redação deve ter começo, meio e fim.

Como podemos verificar, os textos são simples, porém ricos de informações e referências nas observações. Começando com uma introdução clara, desenvolvendo o raciocínio objetivo e finalizando com chave de ouro.

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