CNH Social Acre 2022 está com inscrições abertas

Na última terça-feira (15), o Governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado um edital com orientações para quem deseja participar do Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Programa CNH Social Acre) neste ano de 2022.

O programa criado pelo Governo do Estado com a finalidade de possibilitar acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os acreanos de baixo poder aquisitivo, vai disponibilizar mais de duas mil vagas em três modalidades: CNH estudantil, urbana e rural.

As inscrições, que vão até o dia 6 de março, já estão abertas e podem ser feitas através do site do DETRAN/AC. Para participar os interessados devem estar cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) e estar ativo há, pelo menos, seis meses; ter idade igual ou superior a 18 anos; e saber ler e escrever.

No momento da inscrição, o candidato poderá concorrer a apenas uma categoria, que são: habilitação gratuita nas categorias A ou B, ou ainda adição de categorias A ou B, além da possibilidade de mudança da categoria B para a D.
Todos os municípios serão comtemplados, sendo 40% das vagas destinadas aos moradores da capital e 60% para os demais municípios. Do total, 5% das vagas serão para pessoas com deficiência.

Os contemplados receberão isenção de taxas como inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico. A pessoa com deficiência (PCD) classificada dentro do número de vagas também será isenta de pagar pelo exame toxicológico e junta médica, exigidos para a categoria profissional.

Serão oferecidos, ainda, o curso teórico de legislação de trânsito, aulas práticas de direção, e até três retestes gratuitos, por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs).

“O governo do Estado está investido R$ 3 milhões em recursos próprios do Detran no Programa CNH Social, fazendo com que a receita do órgão retorne à população do estado por meio de inclusão e cidadania” enfatiza a presidente do DETRAN-AC Taynara Martins.

Saiba tudo sobre a CNH Social

Cada pessoa poderá se candidatar em apenas uma das modalidades do programa, divididas em três.

  • CNH estudantil: Para pessoas de 18 a 25 anos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública estadual do Acre, com CadÚnico ativo.
  • CNH Urbana: Para moradores da área urbana com o CadÚnico ativo.
  • CNH Rural: Para moradores da área rural com o CadÚnico ativo.

O que é o programa?

O Programa CNH Social oferece 2001 vagas para a população de baixa renda obter a primeira habilitação, mudar ou adicionar categoria gratuitamente, com o objetivo de garantir inclusão, cidadania e geração de empregos no estado do Acre.

Quem pode participar?

Pessoas com mais de 18 anos, que saibam ler e escrever, cadastrada como titular ou dependente do CadÚnico, há pelo menos 6 meses, ser residente do estado do Acre e possuir CPF.

Para a modalidade de CNH Estudantil, é necessário ter entre 18 e 25 anos, e cursado integralmente o ensino médio em escola pública do estado do Acre.

Como se inscrever?

Informar os dados pessoais de acordo com a modalidade da CNH escolhida, aceitar o termo de responsabilidade.

As informações fornecidas no ato da inscrição são de responsabilidade do candidato, portanto, qualquer informação incorreta implica na desclassificação.

Postagem Original
Autor: Redação

Deixe seu Comentário