Encceja 2023 será aplicado amanhã para mais de 1 milhão de candidatos

No próximo domingo, dia 27 de agosto, será realizado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023, um evento educacional de relevância ímpar. Neste exame, um contingente de 1.104.146 inscritos participarão ativamente, formados entre aqueles que buscam a certificação para o ensino fundamental (com um total de 193.572 inscritos) e aqueles que almejam a certificação para o ensino médio (abrangendo 910.574 inscritos). A predominância feminina é evidente, com um total de 613.097 mulheres inscritas, enquanto a participação masculina representa 491.049 inscrições.

Encceja 2023: Dicas Essenciais para Revisão às Vésperas da Prova

Documentação exigida para fazer as provas do Encceja 2023

Os participantes devem ficar atentos à documentação relevante para o dia da prova. São considerados documentos válidos para a identificação:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que por lei tenham validade como documento de identidade;
  • Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos aplicativos oficiais.

Materiais permitidos na sala de provas do Encceja

Além do documento de identificação, o participante deverá levar, obrigatoriamente, caneta transparente de tinta preta. Além disso, apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda levar o Cartão de Confirmação de Inscrição no dia da aplicação. Horários – O Inep aplicará as provas nos turnos da manhã e da tarde.  O participante deverá guardar na bolsa fornecida itens como Declaração de Comparecimento, telefone celular e dispositivos eletrônicos desligados e silenciados, além de outros objetos proibidos como tablets, pulseiras e relógios inteligentes.

É importante chegar antes ao local de provas para evitar atrasos que não permita a realização do exame. No período da manhã, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. Já no período da tarde, serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15 rigorosamente.

Postagem Original
Autor: Márcia Rabelo

Deixe seu Comentário