Provas do Encceja 2022 são aplicadas neste domingo (28)

Candidatos inscritos na edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) realizam as provas no próximo domingo, 28 de agosto, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

O exame ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal do Brasil. O cartão com o local de prova do Encceja saiu no dia 19 de agosto.

Conforme o Edital, os portões dos locais de prova serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas pela manhã, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para as provas aplicadas à tarde.

Veja mais:

Apostila ENCCEJA 2022 – ENSINO MÉDIO

Apostila ENCCEJA 2022 – ENSINO FUNDAMENTAL

Material obrigatório no dia do Encceja 2022

Os candidatos devem levar documento de identificação oficial. Pela primeira vez, documentos digitais como o e-Título, CNH digital e RG digital serão aceitos, desde que apresentados diretamente do respectivo aplicativo.

Como é a prova do Encceja?

O Encceja é aplicado em um único dia, no período da manhã e da tarde. Cada prova é composta de 120 questões, ou seja, são 30 questões por área do conhecimento, além da uma redação no formato dissertativo-argumentativo.

A pontuação do Encceja vai de 60 a 180 pontos. Para ser aprovado, é preciso tirar no mínimo 100 pontos em cada prova e no mínimo 5 na redação, que vale de 0 a 10. Vale ressaltar que, assim como o Enem, a prova possui questões consideradas “fáceis”, “médias” e “difíceis”, e que a nota do Encceja é calculada baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Esse sistema “valoriza” quem acerta mais questões fáceis e erra as difíceis, porque, do contrário, o sistema entende que o candidato pode ter “chutado”. Então, a dica é: priorize fazer as questões fáceis e médias e deixe para tentar fazer as difíceis mais para o final, se der tempo.

Confira também:

Recuperação de Senha do Encceja 2022

Página do Participante ENCCEJA 2022

O que cai na prova do Encceja?

Na prova do ensino fundamental, são cobrados os conteúdos das seguintes matérias:

  • Matemática;
  • Ciências Naturais;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Já a prova Encceja do ensino médio é composta pelas seguintes áreas do conhecimento:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

Quero Bolsa disponibiliza bolsas de até 80% de desconto!

O que revisar uma semana antes da prova?

Na última semana antes da prova, a melhor dica para conseguir estudar de uma forma tranquila é: organização. Organize em quais dias da semana e em qual horário você separará um tempo para revisar alguns conteúdos importantes.

Além disso, por causa do tempo, pode ser bom priorizar a revisão de conteúdos que você tenha dificuldade de lembrar ou que ainda tenha alguma dúvida, ou, ainda, priorizar a revisão de matérias que você ainda não conseguiu estudar mas que todos os anos caem na prova.

O que revisar uma semana antes da prova para a redação?

A redação do Encceja deve ser feita no formato dissertativo-argumentativo e geralmente aborda temas que sejam problemáticas atuais, ou seja, assuntos que sejam tidos como problemas na na sociedade brasileira, como é o exemplo do tema da redação do Encceja 2020 do ensino médio: “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil”. Já na prova do ensino fundamental, o último tema a cair foi: Abandono afetivo do idoso no Brasil”.

Na semana anterior à prova, uma ótima estratégia é separar algum dia para treinar, pela última vez, a redação, para treinar principalmente o formato de texto exigido na hora da prova. Caso o candidato não consiga treinar fazendo uma redação na última semana, uma ótima dica é se inteirar dos temas que podem vir a cair na prova. Para isso, é importante se atualizar de assuntos que estão sendo discutidos em veículos de comunicação e redes sociais.

Como se preparar para a prova?

A preparação para todo vestibular exige certa disciplina e cumprimento de regras, e com o Encceja não seria diferente. Para se preparar da melhor forma para a prova e não passar estresse faltando uma semana, uma das dicas é priorizar a revisão de conteúdos específicos ou que mais caiam na prova, utilizando as provas dos anos anteriores como base.

Inclusive, uma outra dica é separar um horário na agenda para conferir e revisar como foram as provas dos anos anteriores, quais conteúdos mais caíram, como as questões foram elaboradas, etc. Caso seja possível, é possível até refazer algumas questões para treinar.

Além disso, na semana da prova, uma boa orientação é cuidar bastante da saúde, principalmente da alimentação e do sono. Tente ter boas noites de sono para não se sentir tão cansado no final de semana da prova, e cuide da saúde em si para evitar possíveis gripes, resfriados e, principalmente, a infecção por covid-19. Priorize comer alimentos com os quais já está acostumado, principalmente na véspera do exame.

Faltando poucos dias para o Encceja, veja algumas dicas sobre o que fazer e o que levar para a prova:

  • Confira o local de prova com antecedência e se programe para chegar 1 hora antes do início da prova;
  • Leve o cartão de confirmação de inscrição. Não é obrigatório levar, mas as informações que estão nele como número, data, hora, local de realização das provas e indicação dos atendimentos (se solicitados e deferidos) podem ajudar muito no dia da prova;
  • Leve caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente;
  • Veja se o seu documento com foto usado na inscrição está válido e em bom estado para levar. Pode ser passaporte, cédula de identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Leve máscara de proteção facial. Dependendo da legislação do seu município/estado, pode não ser obrigatório usar, mas de toda forma, é melhor estar prevenido caso seja obrigatório.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Calendário Encceja 2022

Para não perder nenhuma prazo importante e se preparar para o Encceja com tranquilidade, é importante ficar por dentro de todas as datas do exame, que é fundamental para quem deseja conseguir um diploma do ensino fundamental ou médio. Para te ajudar, listamos as principais datas da prova. Anota aí:

  • Publicação do Edital do Encceja Nacional 2022: 16 de maio de 2022
  • Inscrições do Encceja 2022: 24 de maio e 4 de junho de 2022
  • Justificativa de ausência: não haverá neste ano
  • Solicitação de Atendimento Especializado: 24 de maio e 4 de junho de 2022
  • Resultado do Atendimento Especializado: 8 de junho de 2022
  • Recurso do Atendimento Especializado: 8 a 14 de junho de 2022
  • Resultado do recurso do Atendimento Especializado: 17 de junho de 2022
  • Solicitação de Tratamento pelo Nome Social: 24 de maio e 4 de junho de 2022
  • Resultado do Tratamento pelo Nome Social: 8 de junho de 2022
  • Recurso do Tratamento pelo Nome Social: 8 a 14 de junho de 2022
  • Resultado do recurso do Tratamento pelo Nome Social: 17 de junho de 2022
  • Divulgação do local de prova do Encceja 2022: divulgado oficialmente em 19 de agosto de 2022.
  • Aplicação do Encceja: 28 de agosto de 2022
  • Aplicação do Encceja Exterior: 18 de setembro de 2022
  • Aplicação do Encceja PPL: 11 e 12 de outubro de 2022
  • Aplicação do Encceja Exterior PPL: 19 a 30 de setembro de 2022
  • Divulgação do gabarito do Encceja 2022: ainda não divulgado
  • Resultado do Encceja 2022: ainda não divulgado

Acessar Página do Participante Encceja

A senha de acesso a Página do Participante Encceja é muito importante. Não informe a ninguém e, caso tenha perdido ou esquecido, clique em Esqueci minha senha.

Para acessar a Página do Participante Encceja clique em “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”;

No site integrado do Governo Federal adicione seu CPF e clique em “Avançar” e depois digite a senha.

Acessar A Página Do Participante Encceja

Passo a passo Página do Participante Encceja:

  • Comece acessando o site Encceja Inep;
  • Agora toque na opção “Clique aqui para acompanhar sua inscrição, acessando gov.br”;
  • No site integrado do Governo Federal adicione seu CPF e clique em “Avançar” e depois digite a senha;
  • Caso você ainda não tenha acessado o Gov.br, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Você será levado ao site de cadastro e deve seguir os passos pedidos;
  • Pronto, agora você será direcionado para a Página do Participante do Encceja.

Clique aqui para acessar a Página do Participante Encceja

Como será a prova do Encceja?

A pergunta que dá início a essa jornada é sobre como é a estrutura da prova do Encceja. Pois bem, a prova é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Isso vale para o ensino fundamental e médio.

O que vai cair na prova do Encceja?

As questões das provas do Encceja são separadas por área de conhecimentos, sendo os respectivos componentes curriculares: Ensino Fundamental – Ciências, Matemática, Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Ensino MédioQuímica, Física e Biologia, Matemática, Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Onde serão aplicadas as provas do Encceja

As provas do Encceja serão aplicadas em todos os estados e Distrito Federal em agosto. São 611 municípios cadastrados para realizarem o exame. Para verificar a lista das cidades onde serão aplicadas as provas CLIQUE AQUI.

Como solicitar o Certificado do Encceja?

Com o resultado do exame em mãos, o estudante deve entrar em contato com a unidade da Secretaria Estadual de Educação indicada no momento da inscrição. Esse processo serve tanto para a certificação de Ensino Fundamental quanto para a de Ensino Médio.

Quais os documentos necessários para fazer a solicitação do Certificado do Encceja?

Para solicitar a Certificação do Encceja, o participante deve comparecer munido de seus documentos originais, além de:

  • Cópia do documento de identidade do participante ;
  • Cópia do CPF do participante;
  • Boletim Individual de Desempenho referente ao ENCCEJA, a partir da edição 2017.

Tutorial: Cartão de Confirmação de Inscrição

Para consultar informações como horário e local de prova, o participante deve acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no sistema do exame. Confira mais orientações:

IMPORTANTE: Os resultados do Encceja são liberados somente na Página do Participante. Caso não esteja conseguindo entrar, troque a senha, mas NUNCA, NUNCA, forneça seus dados pessoas, como CPF, RG, e-mail, endereço, etc, em sites ou redes sociais, a fim de obter ajudar para isso. Dúvidas ligue 0800 61 61 61, canal direto com o MEC.

Deixe seu Comentário