Prazo para justificar ausência do Enem 2022

Últimos dias para justificar ausência do Enem 2022

Os candidatos que não compareceram nos dias de provas do Enem 2022, tem até o dia 28 de abril, sexta, para justificar o motivo de sua ausência e obter a gratuidade da inscrição para a edição de 2023.

Fique atento ao prazo para justificar ausência do Enem 2022

Os candidatos que não compareceram nos dias de provas do Enem 2022, tem até o dia 28 de abril, sexta, para justificar o motivo de sua ausência e obter a gratuidade da inscrição para a edição de 2023. Vale ressaltar que, a justificativa de ausência no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é necessária caso o candidato inscrito não possa comparecer no dia da realização das provas.

Existem algumas situações em que é possível justificar a ausência no Enem, como: Motivos de saúde: O candidato que está com alguma doença ou impedimento médico que impossibilita a realização das provas pode justificar sua ausência no Enem. Entre as justificativas aceitas, estão casos de assalto/furto, acidente de trânsito, casamento/união estável e morte na família, devidamente documentados e enviados no momento da justificativa.

Inscrições para o Enem edição 2023

Já as inscrições para o Enem 2023 devem ser realizadas na Página do Participante entre os dias 05 e 16 de junho de 2023. Os candidatos isentos da taxa de inscrição serão:

  • Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2023 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Além daqueles que tiverem a justificativa de ausência na edição anterior aceita pelo Inep. O valor a ser pago pelo não isentos deve ser de R$ 85,00, por meio de GRU Cobrança que será gerada no sistema de inscrição e poderá ser paga em qualquer banco ou casa lotérica, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Postagem Original
Autor: Márcia Rabelo

Posts Relacionados

Deixe seu Comentário