Inscrição e data das provas do ENEM 2024 têm divulgação liberada

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, anunciou as divulgou as datas mais importantes para o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, para a edição 2024, através do Diário Oficial da União. O edital divulgado oferece um panorama detalhado do cronograma e das diretrizes para este ano.

A taxa de inscrição permanece estável em R$ 85 e pode ser paga de várias maneiras, incluindo boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo da preferência do candidato e das opções oferecidas pelos bancos. O prazo para pagamento encerra-se em 12 de junho. O método Pix facilita o pagamento, bastando ao candidato escanear o código QR disponível no boleto.

  • Período de inscrição para o ENEM 2024 – De 27 de maio a 07 de junho;
  • Prazo para pagamento do boleto – até 12 de unho de 2024;
  • Datas das provas do ENEM 2024 – dias 03 e 10 de novembro de 2024.

Divulgação do pedido de isenção da taxa do ENEM 2024

Também nesta mesma data, o Inep divulgará os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. No entanto, é importante destacar que a aprovação da isenção e da justificativa de ausência não garante automaticamente a inscrição no exame. Os candidatos beneficiados devem realizar sua inscrição para confirmar sua participação no ENEM.

Divulgação do Gabarito e Resultados Oficiais ENEM 2024

A liberação do Gabarito oficial do ENEM será em 20 de novembro de 2024. Já os Resultados e individuais serão em 13 de janeiro de 2025. Os resultados do ENEM 2024 poderão ser utilizados como mecanismo de acesso à educação superior, desde que exista adesão por parte das instituições de educação superior (IES).

Solicitação de tratamento por Nome Social

Quem desejar fazer a solicitação de tratamento por Nome Social também terão o prazo de inscrição para fazê-lo. Sendo entre 27 de maio e 07 de junho de 2024. O tratamento pelo nome social é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero e deverá ser cadastrado na Receita Federal e assinalar, durante o período de inscrição, a opção correspondente à utilização de nome social.

Postagem Original
Autor: Márcia Rabelo

Deixe seu Comentário