Inscrições para o ENCCEJA 2024 irão até 10 de Maio
Apesar de um contratempo no início do dia, onde os participantes encontraram dificuldades para realizar a inscrição, o site já se encontra disponível para quem deseja participar do ENCCEJA e obter o diploma de conclusão do ensino básico.
Conteúdo
Período de inscrição para o ENCCEJA 2024 será até 10 de maio
Apesar de um contratempo no início do dia, onde os participantes encontraram dificuldades para realizar a inscrição, o site já se encontra disponível para quem deseja participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e obter o diploma de conclusão do ensino básico. A inscrição poderá ser feita entre os dias 29 de abril e 10 de maio.
Inscrição para o ENCCEJA 2024 é gratuita, mas tem exceção
A inscrição para o ENCCEJA é gratuita, exceto para quem se inscreveu na edição de 2023, não compareceu no dia da prova e não realizou a justificativa da ausência. O pagamento da taxa do ENCCEJA é feito através da emissão da GRU no próprio site do ENCCEJA. Não realize pagamentos com boletos enviado de outros canais.
Como funciona o pagamento da taxa de ressarcimento do ENCCEJA 2024
Participantes ausentes ou com justificativas reprovadas no ENCCEJA Nacional 2023 devem pagar uma taxa de R$ 40,00 ao Inep. O pagamento é feito através de uma GRU Cobrança, gerada no sistema de inscrição, e pode ser quitado em bancos ou casas lotéricas, seguindo critérios específicos.
A GRU Cobrança para o ressarcimento da ausência no ENCCEJA Nacional 2023 deve ser gerada através do endereço enccejanacional.inep.gov.br. Se necessário, o participante deve reimprimir a GRU no mesmo endereço. O pagamento deve ser realizado até o dia 10 de maio de 2024, considerando os horários de compensação bancária, para garantir a confirmação da inscrição.
Cronograma do ENCCEJA 2024
- Justificativa de ausência: 25 de março a 5 de abril;
- Resultado da justificativa de ausência: 15 de abril;
- Recurso da justificativa de ausência: 15 a 19 de abril;
- Resultado do recurso da justificativa de ausência: 23 de abril;
- Inscrições ENCCEJA 2024: 29 de abril a 10 de maio;
- Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 29 de abril a 10 de maio;
- Resultado da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 17 de maio;
- Recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 20 a 24 de maio;
- Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 29 de maio;
- Aplicação do ENCCEJA 2024: 25 de agosto (domingo);
- Resultado do ENCCEJA 2024: 23 de dezembro.
Caminho para fazer a inscrição no Encceja 2024
Para se inscrever no ENCCEJA 2024 é simples e rápido, basta ter acesso a internet e acessa o link da Página do Participante. Veja o passo a passo:
- Acesse página oficial do ENCCEJA 2024;
- Clique em “Inscrição 2024”;
- Informe o número de CPF, a data de nascimento e responda qual é a figura indicada corretamente;
- Preencha o formulário com as informações solicitadas, como Sexo, Cor ou raça, Número de identidade (RG), Órgão expedidor da identidade, Estado onde a identidade foi emitida, Estado Civil, Nacionalidade, Endereço completo;
- Informe o tipo de certificação de conclusão que está buscando (se ela é de Ensino Fundamental ou Médio);
- Informe estado e Município onde pretende realizar a prova;
- Escolha a secretaria de educação ou instituto federal de sua preferência que produzirá o Certificado de Conclusão, ou a Declaração Parcial de Proficiência;
- Preenche o Questionário Socioeconômico;
- Confirme os dados de contato;
- Em caso de não isenção da taxa, é possível imprimir o boleto no final do preenchimento dos dados.
O ENCCEJA proporciona que milhares de pessoas que não tiveram possibilidade de terminar os estudos em idade adequada, possam, enfim, obter o seu diploma de conclusão dos Ensinos Fundamental ou Médio. O ENCCEJA é um exame realizado em um único dia, dividido em períodos matutino e vespertino. Cada prova contém 120 questões, distribuídas igualmente entre quatro áreas do conhecimento, além de uma redação dissertativo-argumentativa.
A pontuação no ENCCEJA varia de 60 a 180 pontos. Para ser aprovado, o participante precisa alcançar pelo menos 100 pontos em cada prova e no mínimo 5 pontos na redação, que é avaliada em uma escala de 0 a 10. É importante notar que as questões são classificadas como “fáceis”, “médias” e “difíceis”, e a pontuação é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Postagem Original
Autor: Márcia Rabelo