Tire suas dúvidas sobre os locais de provas do ENCCEJA 2024

Após fazer a inscrição para o ENCCEJA 2024, programa do Governo Federal que qualifica os candidatos com o Certificado de Conclusão dos ensinos fundamental e médio, é preciso esclarecer algumas dúvidas que rodeiam os participantes, como por exemplo, os locais de provas para a edição de 2024.

Materiais de Estudo ENCCEJA 2024

As provas do ENCCEJA 2024 que serão aplicadas em agosto, muitos participantes estão preocupados em saber os locais onde farão suas provas. O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela aplicação e elaboração do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ainda não divulgou os locais onde cada candidato fará sua prova, a liberação será através do site oficial do exame.

Cartão de Confirmação do ENCCEJA 2024

O ENCCEJA é aplicado uma vez por ano e em todos os estados da federação, mas o candidato deve informar no ato da inscrição onde deseja fazer a sua prova, mencionado o estado e município. Mas o local exato da prova só será liberado através do Cartão de Confirmação do ENCCEJA, que será divulgado com aproximadamente 20 dias antes das provas.

Cartão de Confirmação do ENCCEJA é liberado na Página do Participante do programa, onde serão disponibilizados os locais de provas, com endereço, número e sala, horários e matérias das provas. Através dele, o candidato saberá o local para onde deverá se dirigir no dia do exame no período da manhã e no período da tarde.

Certificado Encceja 2024

Acessar os locais de provas do ENCCEJA 2024

Os locais de provas serão disponibilizados através de um Cartão de Confirmação na Página do Participante do ENCCEJA, e para acessar basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do exame
  2. Digite o número do seu CPF;
  3. E a senha cadastrada na inscrição.

Já os municípios participantes do ENCCEJA estão disponíveis em uma lista no Portal do Inep, na Página do ENCCEJA Nacional.

Clique no Estado que deseja consultar os municípios

Perguntas e respostas sobre o ENCCEJA 2024

Vamos esclarecer algumas dúvidas que rodeiam os participantes, como por exemplo, os locais de provas, Cartão de Confirmação e Página do Participante para a edição de 2024.

O que é o Cartão de Confirmação do ENCCEJA 2024?

Cartão de Confirmação do ENCCEJA é liberado na Página do Participante do programa, onde serão disponibilizados os locais de provas, com endereço, número e sala, horários e matérias das provas. Através dele, o candidato saberá o local para onde deverá se dirigir no dia do exame no período da manhã e no período da tarde.

É preciso imprimir o Cartão de Confirmação do ENCCEJA 2024?

Mesmo não sendo obrigatória a impressão, é recomendado que o candidato tenha em mãos no dia do exame, para qualquer eventualidade.

O local de provas do Encceja é enviado por e-mail para o candidato?

Não. Apesar de ser obrigatório informar um e-mail válido na inscrição, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela elaboração e aplicação do ENCCEJA, não envia os locais de provas por mensagens, somente será disponibilizado na Página do Participante do ENCCEJA em data próxima às provas. O e-mail é utilizado para recuperação de senha.

Como é feito o acesso à Página do Participante do ENCCEJA 2024?

O acesso à Pagina do Participante é feito pelo link oficial do Inpe, utilizando o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Quem esqueceu a senha, poderá recuperá-la no mesmo local, clicando em “esqueci minha” e uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado.

Posso fazer a prova do ENCCEJA em outro local?

Não. Assim como no Enem, o candidato só poderá realizar a sua prova no local pré-determinado na Cartão de Confirmação, pois todas as provas do ENCCEJA têm a identificação do candidato impressa na primeira folha.

E se não conseguir chegar alo local de provas do ENCCEJA no horário?

As provas do ENCCEJA são aplicadas no período da manhã e no período da tarde, sendo divididas por matérias. E quem não conseguir chegar no horário da manhã, por exemplo, poderá fazer as provas do período da tarde, porque o ENCCEJA qualifica de forma parcial, ou seja, as matérias que forem feitas e obtidas as notas mínimas serão eliminadas, e na próxima edição só precisará fazer as matérias que ficaram pendentes. Mas para isso, deverá alcançar a nota mínima exigida.

Postagem Original
Autor: Redação

Deixe seu Comentário