Veja o passo a passo detalhado de como fazer a inscrição para o ProUni 2023

O Programa Universidade Para Todos, (ProUni), foi criado em 2004 pelo Governo Federal com o objetivo de conceder bolsas de estudos de 50% a 100% em instituições privadas de ensino superior para pessoas de baixa renda de todo o país. O público específico é de pessoas que ainda não tenham formação em nível superior. Para se candidatar a uma vaga através do ProUni, o participante deve ter realizado a prova do Enem no ano imediatamente anterior, e obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado na redação.

Inscrições para Sisu, ProUni e Fies 2023

Vamos ao cronograma já divulgado do ProUni 2023:

  • Inscrições: de 07 a 10 de março de 2023;
  • Resultado: 14 de março de 2023;
  • Resultado da 2ª chamada: 28 de março de 2023.

Demais datas, como Lista de Espera e Matrícula, ainda não tem data definida, o que deve ocorrer assim que o edital do ProUni 2023 for liberado. E para se inscrever e participar da seleção do ProUni é preciso ter finalizado o ensino médio, participado da edição do Enem 2022 e não ter zerado na redação.

Passo a passo para inscrição e escolha do curso no ProUni 2023

Acessar o gov.br – Para se inscrever, o candidato deve entrar no Acesso Único do Governo Federal. Caso tenha esquecido a senha, basta acessar o link e clicar em “Esqueci minha senha”. Após acessar o link, confirme se os seus dados cadastrais do ProUni estão atualizados.

Condição socioeconômica – O candidato deve preencher o formulário com informações socioeconômicas familiar para comprovar estar dentro do requisito de baixa renda exigido pelo programa.

Escolhendo os cursos – O candidato poderá escolher até duas opções de cursos, em ordem de preferência. No passo a passo: Fazer a inscrição na 1ª opção – Escolher o curso – Tipo de modalidade – Confirmar inscrição. Deverá fazer o mesmo processo para a 2ª opção de curso. É preciso indicar qual tipo de bolsa deseja se candidatar – 50% ou 100%.

Sendo aprovado e convocado, o candidato será informado sobre a documentação necessária. Caso seja selecionado em 2ª opção, poderá também optar por participar da Lista de Espera, caso não seja o curso que realmente deseja, e tentar uma segunda vez a seleção.

IMPORTANTE: O candidato deve ficar atento aos prazos do ProUni 2023, tanto de inscrição e seleção, como para realizar a matrícula. Em caso de dúvidas entre em contato com a instituição onde foi selecionado para evitar qualquer imprevisto que impossibilite sua matrícula no curso.

Postagem Original
Autor: Márcia Rabelo

Deixe seu Comentário