Informações sobre as inscrições para o Encceja 2023

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, possibilita que pessoas acima da idade considerada adequada para terminar os estudos básicos do ensino fundamental e médio, tenha a possibilidade de obter a certificação de conclusão. Anualmente, através do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, são realizadas provas referentes as disciplinas exigidas nesta etapa de estudo, com o objetivo de certificar que os participantes estão ou não aptos a obterem o diploma de conclusão.

Entretanto, devido a pandemia do Coronavírus, a edição do ano de 2020 foi adiada para 2021, e com isso, a liberação dos resultados também sofreu mudanças no cronograma. Para a edição de 2023, muitos candidatos estão ansiosos pela liberação do edital com as datas do exame, principalmente para a inscrição no programa.

Quando Deve Ocorrer As Inscrições Para O Encceja 2022

Quando deve ocorrer as inscrições para o Encceja 2023

O governo federal atualizou o cronograma de aplicação das provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023, nas modalidades regular, pessoas privadas de liberdade (PPL) e participantes do exterior.

A etapa regular do Encceja 2023 terá inscrições entre 22 de maio e 2 de junho. A aplicação do exame será em 27 de agosto, com divulgação do gabarito em 11 de setembro e dos resultados em 22 de dezembro.

Já para as pessoas privadas de liberdade e reaplicação do Encceja regular, as inscrições vão de 24 de julho a 4 de agosto, com provas nos dias 17 e 18 de outubro. Os gabaritos e o resultado dessa etapa serão divulgados, respectivamente, nos dias 3 de novembro e 22 de dezembro.

Participantes que vivem no exterior poderão se inscrever entre 17 e 28 julho. Para esses estudantes, a aplicação está prevista para 22 de outubro, com divulgação do gabarito em 14 de novembro e do resultado também no dia 22 de dezembro.

Por fim, o Encceja 2023 para pessoas privadas de liberdade no exterior terão as inscrições abertas entre 17 e 28 de julho, mas com aplicação de provas entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. Os gabaritos desta etapa serão divulgados no dia 14 de novembro e os resultados, dia 22 de dezembro.

Documentos para se inscrever no Encceja 2023

Provas serão aplicadas em agosto de 2023

Um Portaria no Diário Oficial da União confirmou as datas em que serão realizadas as provas do Encceja em 2023. Veja o cronograma já divulgado:

Calendário Encceja 2023

  •  Inscrições: 22 de maio a 2 de junho;
  •  Data da aplicação: 27 de agosto;
  •  Resultados: 22 de dezembro.

Calendário Encceja PPL 2023

  •  Inscrições: 24 de julho a 4 de agosto;
  •  Data da aplicação: 17 e 18 de outubro;
  •  Resultados: 22 de dezembro.

Quem pode se inscrever para o Encceja 2023

Qualquer pessoa pode se inscrever para a realização das provas do Encceja, porém, deve se atentar aos critérios abaixo:

  • Para emitir o certificado do ensino fundamental: Ter no mínimo 15 anos completos até a data da prova;
  • Para emitir o certificado do ensino médio: Ter no mínimo 18 anos completos até a data da prova;

Como é feita a inscrição para o Encceja 2023

  • Acesse o portal do Encceja e vá até a página de inscrição;
  • Digite seus dados pessoais e confirme se precisará de atendimento especializado;
  • Informe qual certificação deseja obter (ensino médio ou ensino fundamental), a cidade que deseja realizar a prova e a instituição que emitirá seu certificado;
  • Responda o questionário socioeconômico, informe um e-mail e número de telefone válidos para contato e criar uma senha.

A prova do Encceja 2023 será aplicada em agosto

Vale ressaltar que, para obter o certificado/diploma de conclusão dos ensinos fundamental ou médio é preciso alcançar a nota mínima de 100 pontos em cada matéria, além de 5,0 na redação. São provas objetivas, com questões de múltiplas escolhas.

Postagem Original
Autor: Márcia Rabelo

Deixe seu Comentário